Em uma pesquisa nos EUA, descrita como rigorosa advertência aos fumantes, cientistas relatam que o cigarro começa a causar danos genéticos em minutos e não após anos como se acreditava.
O câncer de pulmão atinge 3 mil vidas por dia no mundo e o ato de fumar está ligado a pelo menos outros 18 tipos de câncer.
Na fumaça do cigarro encontra hidrocarbonetos aromáticos policíclicos que são compostos que causam sérios danos à saúde humana. Cientistas estudaram o nível dessas substâncias nocivas, os HAPs, no organismo de 12 fumantes. Os HAPs são considerados uma das principais causas do câncer.
A equipe adicionou um tipo rastreável desses hidrocarbonetos (fenantreno) em cigarros e verificou o caminho percorrido pela substância no corpo dos voluntários. Eles descobriram que os HAPs formam uma toxina no sangue que danifica o DNA, causando mutações que podem levar ao câncer.
Os cientistas dizem ter verificado que o fenantreno rapidamente formou substâncias tóxicas no sangue dos voluntários, provocando mutações que podem causar câncer.
Os fumantes desenvolveram níveis máximos da substância em um intervalo de tempo que surpreendeu os próprios pesquisadores: entre 15 e 30 minutos após os voluntários terminarem de fumar.
Os pesquisadores disseram que o efeito foi tão rápido que foi equivalente a injetar a substância diretamente na corrente sanguínea ;O
Todos sabemos que fumar causa câncer de pulmão. A descoberta da pesquisa é mostrar o quão cedo o processo começa - não em 30 anos mas em 30 minutos.
Fontes: globo.com/revista veja/BBC Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário