segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Um possível blackout global ?

A Terra possui um campo magnético, originado através do seu núcleo, devido ao movimento de rotação e o intenso calor naquela região.O escudo magnético (Magnetosfera) protege a Terra contra tempestades solares, raios Y(gama) originados por explosões de estrelas de grande massa, etc.


Mas, a notícia não é boa, cientistas confirmam que o campo magnético está enfraquecendo e diminuindo seu raio de proteção. No último século esse déficit foi de aproximadamente 10%, e as previsões é que isso continuará acontecendo. O que está causando seu enfraquecimento? O que acontecerá se o campo ficar cada vez mais fraco? Quais serão as consequências se a Terra ficar vulnerável a ameaças naturais do sistema solar?

Se a magnetosfera não resistir a uma violenta tempestade solar, esta atingiria a Terra e causaria assim um blackout global. Pois essas tempestades magnéticas podem afetar redes de transmissão elétrica, comunicação entre satélites e telefones celulares e sistemas de navegação eletrônica, como o GPS. Assim em uma sociedade que é completamente dependente da tecnologia, um apagão em escala global desencadearia inimagináveis conseqüências, onde essa situação poderia durar semanas, meses e até anos para que ocorra a recuperação de milhares de transformadores espalhados pelo mundo. O que seria da sociedade contemporânea sem energia elétrica ?



Situações da mesma espécie, porém, em uma escala menos danosa já ocorreram. Em 1989, no Canadá, uma tempestade solar deixou quase seis milhões de canadenses sem energia elétrica. Onze anos depois, em 2000, o satélite brasileiro Brasilsat sofreu interrupções em seu funcionamento devido a uma forte tempestade solar.

O que preocupa os cientistas é que eles não podem prever quando irá acontecer tempestades mais fortes, só conseguem visualizar após a liberação da massa cronal pelo sol, ela pode demorar minutos ou até horas para chegar na Terra. A questão é que não estamos preparados para a ocorrência de tal situação. Uma possível solução é que se estações de energia forem desligadas antes da chegada da tempestade na Terra, talvez, isso salvaria a rede elétrica, ou não.

Um comentário: